quinta-feira, 7 de julho de 2011

Primeiro computador E.U.A 1942



  Projetado para calcular rotas estratégicas durante o ataque aos países do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial, o Integrador E Calculador Numérico Elétrico – ENIAC (sigla em inglês para Electrical Numerical Integrator and Calculator) completou em 2006, 60 anos de idade.
      Apesar de seu projeto e construção terem sidos iniciados em 1943, sua conclusão e lançamento deram-se somente três anos mais tarde, mais precisamente em 14 de fevereiro de 1946. Com cerca de 30 toneladas, 5,5 metros de altura, 25 metros de comprimento, 70 mil resistores e, aproximadamente 18 mil válvulas a vácuo, o gigante ocupava 180 metros quadrados, a área de um ginásio esportivo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Crash da Bolsa de Nova York

     O fenomeno da quebra do mercado financeiro ficou conhecido como Crash ,ou crack,da bolsa de Nova York.
    A crise não perdoou nenhuma classe social:banqueiros ,industriais ,agricultores ,operários todos foram afetados .Bancos e indústriais faliram ,agricultores perderam suas terras por dívidas.O desemprego atingiu níveis alarmantes.Calcula-se  que nessa época ,nos E.U.A 14 milhões de norte-americano s(27% da força de trabalho)perderam o emprego.

Panico em Nova York

    Em outubro de 1929, a crise atingiu a bolsa de Valores de Nova York.Nessa época ,era muito grande o número de pessoas que possuiam ações ,cujo valor vinha continualmente,o que dava aos acionistas a sensação de que estavam cada vez mais ricos.
   Quando a economia capitalista passa por um período de euforia,o mercado de ações é um negócio muito atraente,principalmentepara a especulação .Mas quando a economia entra  em crise e as empresas começaram  a falir,as ações  perdem valor e seu preço cai na  Bolsa de Valores.
  No dia 24 de outubro de 1929,a oferta de ações era grande e faltavam compradores ,ou seja ,a oferta de ações  para venda era muito maior do que a procura de ações  para compra .Com iso,o valor delas caiu vertiginosamente.
 A partir de então ,muitos procuravam vender as ações que possuíam por qualquer  preço oferecido,o que provocava  baixa ainda maior.Muitas pessoas ficaram arruinadas.O panico tomou conta de Nova York e se alastrou pelo país .Houve inúmeros  casos de suicídio.O ritmo  da economia como um todo comércio,bancos agricultura ,indústrias diminuiu muito.

O American Way Of Life

               Após a primeira Guerra Mundial, a população dos E.U.A passou por um período de grande euforia. Durante o conflito, os países europeus tiveram que diminuir sua produção de bens de consumo (Roupas, alimentos e etc.) e utilizar armas para produzir armas para suprir suas necessidades, passaram a importar produtos fabricados nos E.U.A. Isso fez com que a economia norte-amercicana crescesse muito.
                Além disso, nos E.U.A se incentivava a aquisição de bens materiais, como automoveis, rádios, eletrodomésticos, valorizando a vida consumista. Todos queriam ter seu carro, sua geladeira, sua casa própia e consumir muitas outras coisas. Exaltava-se ainda a família branca tranquila e feliz, a mulher em seu papel de dona de casa submissa ao marido e ao homem trabalhador e provedor do lar. Esse modo de vida era chamado de American Way Of Life.
                 Em meados da década de 1920,esse cenário começou a mudar. Na Europa, ppaíses como a França e a Inglaterra em franca recuperação economica dos efeitos da Primeira Guerra Mundial, diminuiram suas importações de produtos agricolas industriais dos E.U.A.

Czar Nicolau II

              Filho do czar Alexandre III, governou desde a morte do pai, em 1 de Novembro de 1894, até à sua abdicação em 15 de Março de 1917, quando renunciou em seu nome e no nome de seu herdeiro, passando o trono para seu irmão, o grão-duque Miguel Alexandrovich Romanov. Durante seu reinado viu a Rússia Imperial decair de um dos maiores países do mundo para um desastre econômico e militar. Nicolau II foi apelidado pelos críticos, Nicolau, o Sanguinário por causa da Tragédia de Khodynka, pelo domingo sangrento e pelos fatais pogroms anti-semitas que aconteceram na época de seu reinado. Como Chefe de Estado, aprovou a mobilização de agosto de 1914 que marcou o primeiro passo fatal em direção à Primeira Guerra Mundial, a revolução e consequente queda da Dinastia Romanov.

Os Sovietes

                   Órgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais; a encarnação mais completa do caráter democrático do Estado Socialista. Os Sovietes surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, "como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo" (Lenin). Surgidos da classe mais revolucionária, do proletariado, foram apoiando-se à que medida que se desenvolviam, em massas cada vez mais amplas e se transformaram em organizações de todo o povo trabalhador. Os Sovietes, são a forma organizativa da aliança da classe operária e o campesinato em todas as fases de seu desenvolvimento, são, também, a forma organizativa em que se modelou a unidade político-social e ideológica do povo soviético. Após a conquista do poder pelo proletariado os Sovietes se configuraram como a forma estatal da ditadura do proletariado. Sendo as instituições mais representativas e democráticas dos trabalhadores, criaram sobre as ruínas da velha maquina estatal um novo aparato de poder. Adquiriram, então, uma nova qualidade: além de uma organização social, passaram a ser também estatal. Cumpridas as tarefas da ditadura do proletariado, os Sovietes constituíram a base do Estado de todo o povo. A característica fundamental dos Sovietes é que atuam simultaneamente como órgãos do poder estatal e como organização de massa mais abrangente. O princípio estatal democrático se une nele ao princípio da autogestão.

A Duma

                  
A Duma  é o nome dado à Assembleia Nacional da Rússia, criada em 1906Nicolau II, substituída pelo Soviete Supremo na sequência da revolução de 1917 e restabelecida com a queda do estado soviético, em 1991. pelo czar
A Duma, onde se davam as sessões, no Palácio Tauride, em São Petersburgo, Rússia.
Atualmente, a Duma Estatal é a câmara baixa da Federação Russa, onde o parlamento é conhecido como Assembleia Federal da Rússia, sendo a câmara alta denominada Conselho da Federação Russa. Sua sede se encontra em Moscou.  A Duma é composta por 450 deputados eleitos por 4 anos.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O domingo Sangrento

            No Domingo do dia 22 de Janeiro de 1905 (9 de janeiro, segundo o calendário seguido pela Rússia na época), foi organizada uma manifestação pacífica e em marcha lenta, liderada pelo padre ortodoxo e membro da Okrana, Gregori Gapone, com destino ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo, com o objetivo de entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura, e a presença de representantes do povo no governo. Segundo algumas fontes, durante a caminhada, eram cantadas músicas religiosas, e também a canção nacional

A Guerra Russo-Japonesa

A Guerra Russo-Japonesa foi o conflito armado que ocorreu entre o Império do Japão e o Império Russo, que estavam disputando certos territórios da Coreia e da Manchúria, no período datado de 1904 a 1905. O que realmente aconteceu é que os dois países tinham uma grande intenção de conquistar territórios tanto na Coreia quanto a região conhecida como Manchúria (uma vasta região do leste da Ásia que atualmente inclui o nordeste da China), e foi justamente essa disputa, e procura pela dominação que gerou o conflito.

A maioria da população Russa ;

     A maioria da população trabalhava no campo e vivia em condições de extremo pobreza. Nas aldeias  raramente havia escolas. A maior parte da população era analfabeta

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Guerra Das Trincheiras


Em Outubro, as linhas de trincheiras de alemães e Aliados já se estendiam pelo nordeste da França, desde o canal da Mancha até a fronteira com a Suíça. Centenas de milhares de soldados permaneciam durante meses dentro de túneis e canais, que logo se transformaram em complicadas redes de defesa.
As trincheiras tinham protecção de arame farpado, às vezes electrificado, acima do qual havia torres com metralhadora. Enormes túneis faziam a comunicação entre os vários pontos da rede.